segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prova final do 1° semestre


Arte Pública

A escolha da arte Pública é que olhando com base em vários fatores eu consigo relacionar as temáticas citada em sala de aula,por ser uma arte publica pode assumir baseado em inserção negativa. A ideia de negatividade não e a toa e central para a arte moderna e comtemporanea em si ela desrespeita a sua função critica e relação a sociedade, tencionando o ambiente em que se insere sobretudo quando se trata de um espaço urbano.
Na visão tanto individual quanto grupal assim como aponta (DAÓLIO,1995) A noção de cultura parte da unidade entre ação e representação. Conforme este último autor, os comportamentos, atitudes, costumes e gestos corporais desenvolvidos pelo homem são determinações culturais,são acões construídas mediante uma sociedade que vive num determinado meio geográfico, momento histórico,político, económico e religioso. Quer dizer que não se deve esperar da arte nesse contexto, uma atitude pacificadora, que procure enconbrir ou remediar os conflitos existente - sociais e ambientais etc.
Ao vermos a obra acima mais recentemente as relações do corpo com o meio ambiente refletiram uma tentativa de superação das dicotomias, integrando o ser humano em corpo,mente e alma ou pelo menos em dimensões afetivas, sociais,psicológica e motoras, respeitando a subjetividade e as diferenças individuais,(GARNER & GOLEMAN, 1995) e também em propostas que visam estabelecer uma consciência ambiental.
A natureza e meio ambiente são principais elementos que é realizado junto com arte representa mais uma possibilidade de aproximação entre o indivíduo e meio ambiente,a iteração com os elementos naturais e suas variações,como o sol ,vento,montanha,rios.Segundo Freire e scaglia(2003) o esporte é manifestação do fenómeno jogo Betti(1991)conceitua o esporte com uma ação social institucionalizada, composta por regras, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre dois ou mais oponentes ou contra a natureza,cujo o obejetivo é por meio de comparação de desempenhos, determinar o vencedor ou registra o recorde.
E tudo em que vivemos dentro de um espaços geográfico as mulheres e os homens primitivo muito demonstraram essa forma de expressão, foi possível conhecer seus vários costumes, representações míticas,lúdico e religiosas através de registro nas paredes de cavernas, como rituais de guerra ou quando clamavam por chuva á natureza,através do canto e da dança. Nanni(1995)aponta que o ser humano utilizou a dança como linguagem corporal, simbolizando alegria, tristezas, vida e morte, para celebrar o amor, guerra,paz ou seja,ela representou diversos aspectos de vida humana.
Na idade moderna(séculoXV ao XVIII), com o renascimento, inicia-se a preocupação com a educação, e os exercícios físicos assumem papel importante,aliados á educação moral e intelectual.E dessa forma mas nítida podemos observar que através da obra da arte ginástica, de inspiração grega, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físico/ginástica
Pelos temas citado nos trabalho em sala, de aula através do seminários que foram construído ao longo do curso a forma de relacionarmos tudo com arte e os autores que retrata-se. Segundo Langlade (1970) até 1800 as formas comuns de exercicios fisico eram jogos popularizas,as danças folclóricas e regionais e o atletismos.para estes autores,a origem da atual Ginástica data do inicio do seculoXIX, quando sugiram quatro grandes escola A Escola Inglesa, a Escola Alemã,a Escola Sueca e Escola Francesa, sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividade atlética e ao esporte.
Atualmente nos deparamos com a grande expansão da arte dentro do contexto contenporaneo que a luta como um conteúdo importante que podem servir de ponto de partida para muitos debates sociais.
Entendo a forte relação provocada por um sinal de vitalidade a indicar o fato de que mera existencia por algum tempo foi capaz de despertar nas pessoas um embrião de reflexão sobre a natureza do espaço publico.


Referências Bibliográficas
Educação Física no Ensino Superior
Suraya Cristina Darido
Langlade (1970) até 1800
Nanni (1995)
Bette (1991)
Freire e scaglia (2003)
Garner e Goleman (1995)
Daolio (1995)
Obra artitica Publica de ANDY WARHOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário